O Beach Tennis ou Tênis de Praia, é um esporte que surgiu na província de Ravenna, na Itália, em 1997. Atualmente, este esporte que tem uma mistura do tênis tradicional, vôlei de praia e badminton, conta com mais de 500 mil praticantes espalhados pelo mundo e diversos torneios internacionais.
No Brasil o esporte é novo. Chegou em 2008 nas praias do Rio de Janeiro e vem expandindo-se rapidamente para outras regiões do Brasil.
A entidade responsável pelo Beach Tennis internacionalmente é a IFBT – International Federation of Beach Tennis (Federação Internacional de Beach Tennis) que organiza e regulamenta as regras do esporte. Já no Brasil, o esporte está sob os cuidados da CBBT – Confederação Brasileira de Beach Tennis.
O Beach Tennis possui algumas variantes como o Green Tennis (jogado em ginásio ou gramados) e o Free Tennis (jogado em outras superfícies).
Apesar de o esporte ser novo no Brasil, o país já conseguiu resultados significativos como o terceiro lugar no Campeonato Mundial em Ravenna (2008) e o primeiro lugar na Copa das Nações em Aruba (2010).
As regras do Beach Tennis
O objetivo do Beach Tennis é devolver a bola recebida, sem ressalto no chão, para o campo do adversário. Sendo assim, conheça logo abaixo o campo de jogo, as regras e tudo o que você precisa saber para entender mais sobre o Beach Tennis.
O campo de jogo
Jogado em piso de areia, a quadra de Beach Tennis na modalidade de simples possui 16 metros de comprimento por 5 de largura. Já a quadra para duplas possui 16 metros de comprimento por 8 metros de largura. Ambas as quadras são divididas ao meio por uma rede cuja altura deve ser de 1,70 metros do chão quando jogado em areia.
A raquete
A raquete de Beach Tennis deve atender as normas da IFBT (Federação Internacional de Beach Tennis) para as competições oficiais. A raquete deve ter no máximo 55 centímetros de comprimento e 30 centímetros de largura.
A bola
A bola de Beach Tennis corresponde ao peso, medida e pressão, de acordo com as especificações da IFBT. Atualmente, o Beach Tennis é jogado com uma bolinha Stage 2, que corresponde a 50% de pressão comparado com uma bolinha de Tênis tradicional, justamente para diminuir a velocidade do jogo. A bolinha é pintada em duas cores (laranja e amarelo ou verde e amerelo).
O jogo
A partida de Beach Tennis começa através de um sorteio nas quais definem a escolha do lado da quadra, servidor ou recebedor.
O saque é efetuado atrás da linha de fundo, de qualquer parte. No jogo de duplas mistas, o jogador masculino é obrigado a sacar por baixo. Existe apenas um serviço e a bola deve ser atingida antes de tocar o solo.
É considerada falta no serviço se: a bola sair da área do campo; a bola atingir um objeto permanente (rede); se o jogador entrar em campo antes de bater na bola. Como citado acima, no caso do serviço tocar na rede, não existe uma segunda chance para tentar acertá-lo e o ponto será dado ao adversário.
O sistema de pontuação é semelhante ao do tênis tradicional. 15, 30, 40 (sem vantagem). Vence o game quem ganhar o ponto subseqüente a 40. As partidas de simples são disputadas em melhor de 6 games e as de duplas em melhor de 9 games, com diferença de 2 games. Em caso de igualdade de games a 6/6 (simples) ou 9/9 (duplas), joga-se o tie-break.
No tie-break, vence o jogador ou a dupla que primeiro chegar a 7 com diferença de 2 pontos ou a outro número superior a 7, com a mesma diferença. Os jogadores mudam de lado sempre que fizerem 4 pontos.
Venha experimentar uma aula de Beach Tenis na TenisPro em Barão Geraldo, Campinas
*Agradecemos a Federação Beach Tennis do Estado do Rio Grande do Sul (FBTERGS) pelo fornecimento dos conteúdos acima.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
– SITE: Federação Internacional de Beach Tennis (IFBT) – http://www.itftennis.com/beachtennis/
– SITE: Confederação Brasileira de Beach Tennis (CBBT) – http://www.cbbeachtennis.com/